APRESENTAÇÃO NOSSA HISTÓRIA FLOR DE MAIO A VITÓRIA GLMERJCOMUNICA
  

 A mensagem abaixo foi encaminhada pelo
 Supremo Conselho da Ordem De Molay à GLMERJ.

Amados Irmãos,
           É com pesar que comunicamos o falecimentode nosso Grande Mestre Fundador, Ir. Alberto Mansur(07/09/1922 - 17/07/2012).

A emocionante corrente de fé e oração 
nos últimos dias, enquanto nosso amado 
Tio Mansur lutava pela vida, fez com
que fortalecesse em cada um de nós
a determinação de defender os ideais
de Amor Filial, Reverência pelas Coisas
Sagradas, Cortesia, Companheirismo, 
Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
Nossa missão é continuar a obra 
que o nosso Fundador escreveu 
na alma de cada um de nós.

                         
                          Dados Cronológicos

    

(07/09/1922 - 17/07/2012).

1244 - Nascimento de Jacques DeMolay.
1265 - DeMolay ingressa na Ordem dos Cavaleiros Templários.
1298 - Jacques DeMolay é eleito Grão-Mestre da Ordem do Templo.
1314 - Jacques DeMolay é queimado vivo por sua fidelidade.
1890 - Frank Shermann Land nasce em Kansas City, Missouri, em 21 de junho.
1912 - Iniciação de Land na Maçonaria, em 25 de maio.
1914 - Land começa a trabalhar na Divisão de Empregos do R.E.A.A.
1919 - Frank Land conhece Louis G. Lower e seus amigos, e nasce a idéia de um "Clube" para rapazes, em 19 de fevereiro. Os rapazes escolhem o nome "Conselho DeMolay" para o seu "Clube" em 24 de março. Primeira reunião do Conselho DeMolay em Kansas City, Mo, organizado pelo fundador Frank S. Land. O ritual DeMolay é escrito por Frank A. Marshall. O nome oficial é mudado para Ordem DeMolay.
1920 - O segundo Capítulo é fundado em Omaha, Nebraska.
1921 - Primeira reunião do Grande Conselho da Ordem DeMolay (que posteriormente se chamará Supremo Conselho Internacional). A Maçonaria passa a patrocinar a Ordem DeMolay.
1922 - Nascimento de Alberto Mansur, em 7 de setembro, em Vargem Alegre-RJ.
1924 - Inicia o Programa de Representante DeMolay (RD).
1925 - Formação da Legião de Honra (Mais alta honraria da Ordem).
1929 - Fundação da International DeMolay Alumni Association. (Reorganizada em 1984).
1933 - Franklin D. Roosevelt é nomeado primeiro Grande Mestre Honorário.
1936 - O Grau de Chevalier é aprovado (Primeiro ritual sem Frank Marshall).
1937 - Primeira concessão da "Founder's Cross" (Honraria concedida somente por Frank Land, sendo o total de 135). O original "Hall da Fama DeMolay" é iniciado por Frank Land.
1946 - Aprovação da Ordem de Cavalaria (Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay).
Hand
1950 - Alberto Mansur inicia na Maçonaria.

1959 - Frank S. Land falece em 08 de novembro.
1967 - Primeiro Congresso DeMolay Internacional.
1969 - Celebração do Cinquentenário da Ordem DeMolay.
Hand1974 - Alberto Mansur é eleito Soberano Grande Comendador.


1980 - Fundação da DeMolay no Brasil, em 16 de agosto.
1985 - Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em 12 de abril. Primeira Corte de Chevaliers do Brasil é instalada (Corte Saldanha Marinho).
1986 - O "Hall da Fama" é reorganizado. Primeiro Capítulo Local da Alumni Association.
1989 - Primeiro Congresso DeMolay Nacional.
1992 - Primeiro Senior DeMolay eleito Presidente dos Estados Unidos da América (William J. "Bill" Clinton).
1993 - A Ordem de Cavalaria é trazida para o Brasil, com a Instalação do Convento Sir Percival de Gales, em 04 de setembro. No dia 27 de novembro, é concedido pela primeira vez no Brasil, o Prêmio de Representante DeMolay para Yatã Gomez Ferrer. No mesmo dia é concedido por vez primeira a Chave de Zorobabel ao Dr. Moacyr Arbex Dinamarco, SGC pela Instalação do Convento.
1994 - Comemorações dos 75 anos da Ordem DeMolay. Fundação da Associação de Seniors DeMolays para o Brasil, em 05 de março.
1995 - Aniversário dos 15 anos de Fundação da DeMolay no Brasil. Oficialização da Associação de Seniors DeMolays para o Brasil, em 18 de março.

                                      _______________________________________________

                A Ordem DeMolay no Brasil

    A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços de Alberto Mansur, atual Grão-Mestre no Brasil, que tomou conhecimento da Ordem em 1970, em uma de suas viagens aos Estados Unidos, através da leitura do "The New Age - July 1969", comemorativo do cinquentenário da Ordem DeMolay. Percebendo a suma importância desta Instituição, e a necessidade de preencher uma vital lacuna na Maçonaria brasileira, o sonho de trazer a Ordem DeMolay para o Brasil foi despertado.
    Após diversos contatos infrutíferos com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, Alberto Mansur conheceu pessoalmente em 1974, o Soberano Grande Comendador Norte-Americano, George A. Newbury, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, realizada no Rio de Janeiro, a quem revelou seu desejo de fundar a Ordem DeMolay no Brasil.
    Logo após Newbury regressar ao seu país ocorreram os primeiros contatos do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay com o Brasil. O sonho estava se tornando realidade.
Alberto Mansur em seu primeiro relatório oficial como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, anunciava como meta prioritária de sua gestão a criação da Ordem DeMolay no Brasil, iniciando um grande trabalho de divulgação da Ordem em toda a extensão do Território Brasileiro.
    Passaram-se cinco anos, sem êxito. Até que, pela manifestação do destino, Alberto Mansur obteve a felicidade de conhecer em Boston, no ano de 1979, o então Grande Mestre Internacional C. C. "Buddy" Faulkner Jr. grande líder e entusiasta da Ordem DeMolay, que com grande visão, imediatamente confiou em Mansur, autorizando-lhe a fundar a Ordem DeMolay em nosso país, nomeando-lhe, em 06 de março de 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil. Este seria o quinto Supremo Conselho da Ordem DeMolay no mundo, que além do Internacional, com sede nos Estados Unidos, existe Soberania na Austrália, Canadá e Filipinas.
    Desta forma, a Ordem foi trazida para o Brasil. O primeiro Capítulo a ser fundado no Brasil foi o Rio de Janeiro, em 16 de Agosto de 1980, e teve como primeiro Mestre Conselheiro o Irmão Jorge Mansur, filho do Tio Alberto Mansur. Em 12 de Abril de 1985, é fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, dando soberania à Ordem no país. Depois do Estados Unidos, o Brasil é o País que a Ordem DeMolay mais cresce, já ultrapassando o número de 250 Capítulos e o número de 20 mil jovens iniciados, contando atualmente com 19.000 DeMolays ativos.

                            ___________________________________________

         A Ordem DeMolay no Brasil e no Mundo

    Frank Shermann Land, o fundador e idealizador da Ordem DeMolay, melhor definiu-a assim: "DeMolay é conforme uma religião que é difícil de definir. Trabalha de tantas maneiras e pratica tantas boas ações para e em benefício de um jovem que realmente tem que ser experimentada para ser totalmente compreendida, avaliada e apreciada".
Em 1919 a Ordem DeMolay é criada. Em menos de um ano o Capítulo Máter da Ordem já possuía 3.000 membros. Em 1923, apenas quatro anos após a fundação da Ordem DeMolay, o número de iniciados na organização já passava de 65 mil. Em 1934, o Presidente Frankilim D. Rooservelt foi nomeado 1° Grande Mestre de Honra da Ordem DeMolay Internacional.A Ordem foi trazida para o Brasil em 1980, e desde lá já ultrapassou o número de 250 Capítulos no país. Em 1985, é fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.Em 1994 a Ordem DeMolay completou 75 anos de existência e como primeira de suas atividades concretas, fica o conhecimento de que mais de 3,5 milhões de jovens já se ajoelharam perante os Altares da Ordem DeMolay em todo o mundo e que, atualmente, existem mais de 170.000 jovens em todo o mundo, com mais de 15.000 Capítulos sob o patrocínio da Maçonaria. A Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas - ONU - como organização não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.Diversos Seniores DeMolay, como John Wayne, Walt Disney, Bob Mathias, Elmer Lower, Alvin Dark e Bill Clinton, tornaram-se homens de destaque no mundo.
E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançarmos a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, língua e sexo. Através da juventude DeMolay, o mundo se torna um só.

APRESENTAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
FLOR DE MAIO
A VITÓRIA
GLMERJCOMUNICA
DIADOSPAIS2017
GALERIA DE OURO
CULTURA E SABER
BIBLIOTECA
ARTE REAL
VISITA GLMERJ
SESSÃO MAGNA
COMUNICADOS
2016/2017
33 ANOS!
30 ANOS!
29 ANOS!
SESSÃO ESPECIAL
FRATERNIDADE
E-MAIL IIR.'.
FEIJOADA 2016
JUNHO 2015
FEIJOADA 2014
BOTECO 2014
FEIJOADA 2012.1
FEIJOADA 2012.2
ALMOÇO 11/11/12
MAÇONS FAMOSOS
AO IR:. ODIR
IR:. MANSUR
LINKS FAVORITOS
A VITÓRIA N°100
A VITÓRIA WEB 6
A VITÓRIA WEB 7
SESSÃO ESPECIAL
LORENZO 1 ANO!
CRACK/H. O. S.
TEXTO RIO +20
RIO + 20
FÓRUM MUNDIAL
INTRANET
ADMINISTRATIVO
IR.'. ORADOR
IR.'. SECRETÁRIO
IR.'. CHANCELER
IR.'. HOSPITALEIRO
IR.'. TESOUREIRO
VENERÁVEL MESTRE
IR.'. M.'. DE HARMONIA
LIVRO DE VISITAS
GUESTBOOK
Site Map