NA SEMANA DO 18 DE OUTUBRO, POR OCASIÃO DA PASSAGEM DO DIA DO MÉDICO,
O VENERÁVEL MESTRE DA A:. R:. B:. L:. M:. 8 DE MAIO N°87 WANTUIR MARTINS VAZ, MOSTROU SUA PREOCUPAÇÃO COM ALGUNS SETORES DA SOCIEDADE QUE LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE À SAÚDE AINDA NÃO CONSEGUIRAM CONTROLAR DETERMINADOS PROBLEMAS.
TODOS TEMOS OBSERVADO AS CENAS FORTES PROVOCADAS PELA RETOMADA DOS PONTOS A SEREM PACIFICADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COMENTOU O V:. M:., AS UPPS, E REFERIU-SE AOS VICIADOS EM CRACK, QUE ATINGEM TODA DE DIVERSAS FORMAS A SOCIEDADE.
A MAÇONARIA, QUE ATRAVÉS DOS SEUS ENSINAMENTOS PREZA POR PRINCÍPIOS PRÓPRIOS, NOS TRADUZ, E ASSIM DEVE SER, QUE A SOLIDARIEDADE MAÇÔNICA É A MAIS PURA E FRATERNAL, A QUE ESTÁ ONDE ESTIVER UMA CAUSA JUSTA, NOSSA ORDEM NOS ENSINA A AMAR A PÁTRIA E, PORTANTO SERMOS BONS CIDADÃOS.
FIZERAM DE UM LADO, CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, DE TODAS AS CATEGORIAS, A CADA DUZENTOS, AO MENOS UM, TORNAR-SE VICIADO. "UMA PANDEMIA" PROBLEMA DE SAÚDE GRAVE QUE PASSA A SER DIVULGADO E TRATADO POR NÓS DA 8 DE MAIO, À LUZ DA CONSCIÊNCIA DE NOSSO VENERÁVEL, COMO ASSUNTO GRAVÍSSIMO, MERECEDOR DE MUITA ATENÇÃO.
SAIBA MAIS SOBRE ESTA DROGA_______________________________________________________
Em meados dos anos 80, uma nova droga surgiu. Devido ao seu baixo custo e efeito rápido e intenso, o crack rapidamente ganhou popularidade entre seus usuários, especialmente nas áreas urbanas mais pobres. Em duas décadas, o crack já havia cobrado um alto preço, deixando problemas físicos e emocionais sérios não apenas em seus usuários, mas em comunidades inteiras e nos Estados Unidos como um todo.
Saiba como o crack é produzido e que efeitos ele tem sobre o corpo.
O que é cocaína?
O crack é feito da cocaína, uma droga em pó derivada das folhas da planta de coca, cultivada principalmente na América do Sul. Apesar de a coca só ter ganho notoriedade nos Estados Unidos depois dos anos 80, ela é usada há séculos. Muitas gerações de índios sul-americanos mastigavam suas folhas para ganhar força e energia.
A cocaína foi extraída das folhas de coca pela primeira vez no século XIX. Naquela época, era usada para propósitos medicinais em bebidas, e a história é verdadeira: a Coca-Cola já teve cocaína em sua fórmula. No final do século XIX, a cocaína também era usada como anestésico e para prevenir sangramentos excessivos durante cirurgias. No século seguinte, as pessoas começaram a perceber que a cocaína era um narcótico viciante, e o uso da droga com finalidades não medicinais tornou-se ilegal com a aprovação da Harrison Narcotics Tax Act (site em inglês), uma lei contra os narcóticos, em 1914.
A cocaína em pó forma a base da cocaína de base livre. A cocaína de base livre tem um ponto de fusão baixo, por isso pode ser fumada. Ela é feita através da dissolução da cocaína em pó em água misturada com uma solução alcaloide forte, como a amônia. Então, um solvente altamente inflamável, como o éter, é acrescentado, e uma base sólida de cocaína se separa da solução.
O crack é um tipo de base livre da cocaína ainda mais fácil de ser preparado.
Produzindo o crack
Por que "crack"? A palavra "crack" vem do som que a pedra de cristal faz quando é aquecida no cachimbo de crack. Esse som é causado pelo bicarbonato de sódio.
O crack também é feito da cocaína em pó, mas como sua produção não requer o uso de solventes inflamáveis é menos perigoso de fazer do que a base livre. Para fazer crack, a cocaína em pó é dissolvida em uma mistura de água e amônia ou bicarbonato de sódio. A mistura é fervida para separar a parte sólida, e depois resfriada. A parte sólida é posta para secar e depois cortada em pequenos pedaços, ou "pedras".
O resultado para o usuário é devastador e degradante, retirando-lhe dentre outras e em pouco tempo valores morais e sociais que o colocam a margem da sociedade.
DE OUTRO LADO EXISTE O QUE A MAÇONARIA EFETIVEMENTE FAZ, SEM A DEPENDÊNCIA DIRETA DE OUTROS SETORES, COMO POR EXEMPLO, O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA.
O MESMO É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE TREZENTOS TRANSPLANTES DE CÓRNEA POR MÊS. ENTRETANTO ESTE HOSPITAL REALIZA CERCA DE CENTO E VINTE, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES. O V:. M:. CHAMOU-NOS A ATENÇÃO PARA AS CÓRNEAS QUE ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE UTILIZAÇÃO E VALIDADE.
POR ISSO, DIVULGAMOS POR JUSTA DETERMINAÇÃO DO V:. M:., ALERTA PARA O PROBLEMA DA PANDEMIA DO CRACK E SUAS RAMIFICAÇÕES EM TODA A SOCIEDADE, E COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO DA SOCIEDADE O TELEFONE PARA AQUELES QUE NECESSITAREM DE NOSSA SUBLIME INSTITUIÇÃO, PARA IMPLANTES DE CÓRNEA NO
O V.´. M.´. NILSOMARO DE SOUZA RODRIGUES RECEBE O EMINENTE GR.ÂO-MESTRE ADJUNTO JOSÉ RICARDO SALGUEIRO DE CASTRO, O EMINENTE PAST-GRÃO - MESTRE PAULO ROBERTO RIBEIRO LENGRUBER E ENTIDADES HONORÍFICAS REPRESENTANTES DA GLMERJ