O Espaço Cultura e Saber tem como objetivo, incentivar e promover a troca de sabedorias entre os iir.: .
Agradecemos sua visita e contribuição. _________________________________________________________
Contribuição do I´r.´. Evandro, M.´. M.´. da A.´.R.´.B.´.L.´.M.´. 8 de Maio n.87 em instrução aos IIr.´.
GRATIDÃO
Muito obrigado Senhor! Muito obrigado pelo que me deste. Muito obrigado pelo que me dás.
Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz. Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza. Olhos que fitam o céu, a terra e o mar Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.
Muito obrigado Senhor! Porque eu posso ver meu amor. Mas diante da minha visão Eu detecto cegos guiando na escuridão que tropeçam na multidão que choram na solidão.
Por eles eu oro e a ti imploro comiseração porque eu sei que depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!
Muito obrigado Senhor! Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus. Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro A melodia do vento nos ramos do olmeiro As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!
Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar. A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais! A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro. E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!
Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu te quero pedir Porque eu sei Que depois desta dor, no teu reino de amor, voltarão a sentir!
Obrigado pela minha voz Mas também pela sua voz Pela voz que canta Que ama, que ensina, que alfabetiza, Que trauteia uma canção E que o Teu nome profere com sentida emoção!
Diante da minha melodia Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia. Eles não cantam de noite, eles não falam de dia. Oro por eles Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova Eles cantarão!
Obrigado Senhor! Pelas minhas mãos Mas também pelas mãos que aram Que semeiam, que agasalham. Mãos de ternura que libertam da amargura Mãos que apertam mãos De caridade, de solidariedade Mãos dos adeuses Que ficam feridas Que enxugam lágrimas e dores sofridas!
Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias! Pelas mãos que atendem a velhice A dor O desamor! Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio! E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!
Obrigado Senhor! Porque me posso movimentar. Diante do meu corpo perfeito Eu te quero rogar Porque eu vejo na Terra Aleijados, amputados, decepados, paralisados, que se não podem movimentar.
Eu oro por eles Porque eu sei, que depois desta expiação Na outra reencarnação Eles também bailarão!
Obrigado por fim, pelo meu Lar. É tão maravilhoso ter um lar! Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.
Que dentro dele, exista a figura do amor de mãe, ou de pai De mulher ou de marido De filho ou de irmão A presença de um amigo A companhia de um cão Alguém que nos dê a mão!
Mas se eu a ninguém tiver para me amar Nem um teto
para me agasalhar, nem uma cama para me deitar Nem aí reclamarei. Pelo contrário, eu te direi
Obrigado Senhor! Porque eu nasci! Obrigado porque creio em ti Pelo teu amor, obrigado senhor!
Poema de Gratidão - Amélia Rodrigues (Divaldo Pereira Franco)
Finalmente, três anos após serem condenados pelo Supremo Tribunal Federal, os mensaleiros José Genoino (PT), Roberto Jefferson (PTB) e Valdemar Costa Neto (PR) tiveram cassadas a Medalha do Pacificador, a mais alta condecoração do Exército Brasileiro. O ato é do general Vilas Boas, o atual comandante. O ex, General Enzo Peri, teve medo de irritar Dilma e não casou as medalhas, apesar de ser obrigado a isso pela legislação. Os mensaleiros já sumiram do Almanaque do Exército.
Os mensaleiros são corruptos transitados em julgado no STF desde 28 de novembro de 2012. Suas penas somaram 282 anos de cadeia. Por Octavio Mosqueiro Gomes (M.'. I.'. da A R B L M 8 de Maio 87)
______________________________________________________________________________________ Momento de Sabedoria publicado pelo Ir:. Robson Santiago em A Vitória n°140
___________________________________________________________ Diz o Filósofo
O dever de Tolerância, precaução indispensável na busca da verdade,
torna-se um fetiche paralisante e imbecíl quando se transmuta em
Navega, descobre tesouros, mas não os tires do fundo do mar, o lugar deles é lá.
Admira a Lua, sonha com ela, mas não queiras trazê-la para Terra.
Goza a luz do Sol, deixa-te acariciar por ele. O calor é para todos.
Sonha com as estrelas, apenas sonha, elas só podem brilhar no céu.
Não tentes deter o vento, ele precisa correr por toda a parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde.
As lágrimas? Não as seques, elas precisam correr na minha, na tua, em todas as faces.
O sorriso! Esse deves segurar, não o deixes ir embora, agarra-o!
Quem amas? Guarda dentro de um porta jóias, tranca, perde a chave! Quem amas é a maior jóia que possuis, a mais valiosa.
Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela.
Abre todas as janelas que encontrares e as portas também. Persegue o sonho, mas não o deixes viver sozinho. Alimenta a tua alma com amor, cura as tuas feridas com carinho.
Descobre-te todos os dias, deixa-te levar pelas tuas vontades, mas não enlouqueças por elas.
Procura! Procura sempre o fim de uma história, seja ela qual for.
Dá um sorriso àqueles que esqueceram como se faz isso. Olha para o lado, há alguém que precisa de ti. Abastece o teu coração de fé, não a percas nunca.
Mergulha de cabeça nos teus desejos e satisfá-los. Agoniza de dor por um amigo, só sairás dessa agonia se conseguires tirá-lo também.
Procura os teus caminhos, mas não magoes ninguém nessa procura. Arrepende-te, volta atrás, pede perdão!
Não te acostumes com o que não te faz feliz, revolta-te quando julgares necessário. Enche o teu coração de esperança, mas não deixes que ele se afogue nela.
Se achares que precisas de voltar atrás, volta! Se perceberes que precisas seguir, segue!
Se estiver tudo errado, começa novamente. Se estiver tudo certo, continua.
Se sentires saudades, mata-as. Se perderes um amor, não te percas! Se o achares, segura-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. "O mais é nada".
Carinhosamente enviado pelo M:. I:.,
José Ferreira Lopes
Comendador do GOIRJ - Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro
Olá meus IIr.'. da Loja Oito de Maio - Rio de Janeiro, um abraço.
1 - EXEMPLO COMPARATIVO DA ABóBADA CELESTE USADA HOJE NOS TEMPLOS MACONICOS.
Está SURPRESO com a "bagunça" dos Estados e seus locais originais trocados no mapa do Brasil?
Bem . . . e porque não está SURPRESO com a Abódada Celeste usada hoje nos Templos Maçônicos?
A situação é a mesma, Planetas, estrelas e Constelações colocados aleatoriamente nos tetos do Templos e ninguém contesta. O assunto é APARENTEMENTE COMPLEXO, só aparente, pois não estamos habituados a este estudo.
Neste vídeo, O TEMPLO MAÇÔNICO E SEUS PRINCIPAIS SÍMBOLOS, o assunto ABÓBADA CELESTE, esta explicado por partes, colocado de fácil entendimento, mesmo para os que nunca tiveram oportunidade de estudar ou mesmo curiosidade sobre o assunto.
Além de definir, também de forma simples e de fácil entendimento, a distribuição das colunas e as posições corretas do Sol e da Lua, no Oriente do Templo Maçônico.
Após, acesse a PÁGINA INICIAL DE VÍDEOS MAÇÔNICOS ( link disponível abaixo da imagem do vídeo ) e escolha outro vídeo para assistir.
2 - Finalizando, solicito a tua valiosa colaboração para verificar se conhece algum Ir.'. na relação, solicitou acesso para ESTUDAR na ÁREA RESTRITA do MUSEU MAÇÔNICOPARANAENSE ( e não consta no Banco de Dados do Museu ), acessando o link abaixo.
COLABORE convidando outros IIr.'. a preencher o CADASTRO PARA ACESSO da ÁREA RESTRITA PARA MAÇONS, onde encontrarão vasto material para ESTUDO relacionado com a MAÇONARIA.
POR FAVOR, DIVULGUE esta MENSAGEM aos IIr.'. da Loja Oito de Maio e Lojas Co-irmãs do GOB, da GLM, COMAB e autoridades maçônicas.
Receba nosso agradecimento pela ATENÇÃO, COLABORAÇÃO e nosso abraço FRATERNO.
O V.´. M.´. NILSOMARO DE SOUZA RODRIGUES RECEBE O EMINENTE GR.ÂO-MESTRE ADJUNTO JOSÉ RICARDO SALGUEIRO DE CASTRO, O EMINENTE PAST-GRÃO - MESTRE PAULO ROBERTO RIBEIRO LENGRUBER E ENTIDADES HONORÍFICAS REPRESENTANTES DA GLMERJ